Afonso futsal

afonso futsal

Onde surgiu o futsal?

História e origem do Futsal. As origens do futsal estão enraizadas no Uruguai, mais precisamente na cidade de Montevidéu. O responsável pela criação da modalidade é o professor de Educação Física, Juan Carlos Ceriani Gravier. O esporte surgiu em 1933, na Associação Cristã de Moços, como uma variante do futebol.

Qual o objetivo do futsal?

Futsal é o futebol adaptado para prática em uma quadra esportiva por times de 5 jogadores. As equipes, tal como no futebol, têm como objetivo colocar a bola na meta adversária, definida por dois postes verticais limitados pela altura por uma trave horizontal.

Qual a diferença entre futsal e Futebol de salão?

O futsal, também chamado de futebol de salão, é um esporte coletivo semelhante ao futebol de campo, porém possui suas peculiaridades. Ainda que sejam semelhantes, o futsal possui regras específicas e diferencia-se, por exemplo, pelo número de jogadores e as dimensões do espaço de jogo.

Como é dividido um jogo de Futsal?

Um jogo de Futsal é cronometrada e dividida em dois tempos iguais. Para partidas adulta, sub-20 e sub-17 serão dois tempo de 20 minutos, já para partidas sub-15, serão dois tempos de 15 minutos. O intervalo entre os tempos de jogo deve ser de no máximo 15 minutos.

Quais são os jogadores do futsal?

Jogadores. O futsal possui dois times de 5 jogadores cada. Vale notar que desses 5 cada equipe possui um goleiro, responsável por defender as entradas de bolas. Além do goleiro, os jogadores chamados de fixos são responsáveis pela defesa. Esse equivale ao zagueiro no futebol de campo. Já o pivô ou atacante tem o objetivo de marcar gols.

Por que o futsal nasceu no Brasil?

Algumas pessoas defendem que o futsal nasceu no Brasil por volta de 1940, com a Associação Cristã de Moços (ACM), em São Paulo. Devido à dificuldade de encontrar campos disponíveis, começaram a jogar as partidas de futebol nas quadras de basquete e vôlei.

Quais foram as primeiras edições do futsal?

Em 1982, no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, a Fifusa organizou o 1º Campeonato Mundial de Futebol de Salão, com a participação de Brasil, Argentina, Costa Rica, Tchecoslováquia, Uruguai, Colômbia, Paraguai, Itália, México, Holanda e Japão.

Quem inventou o futsal?

O inventor do futsal foi o professor uruguaio Juan Carlos Ceriani, que denominou o esporte como “Indoor football”. Se você não é tão jovem, deve se lembrar que por aqui o esporte era chamado de futebol de salão.

O objeto usado para a prática desse esporte é uma bola e o objetivo principal do futsal é a marcação de pontos através de gols. A instituição responsável pelos eventos e pelas regras do futsal é a FIFUSA, Federação Internacional do Futebol de Salão. Qual o conceito do futsal principais regras e fundamentos?

Quem criou o futsal?

Qual a diferença entre futsal e futebol?

Assim como no futebol, no futsal temos as linhas laterais e as linhas de meta que servem para demarcação dos limites da quadra. No meio da quadra deverá passar uma linha, sendo que em seu centro haverá um círculo onde a bola é colocada para dar início as partidas.

Qual a diferença entre futsal e futsal vermelho?

Porém, em relação ao vermelho há uma diferença no tempo de reposição do jogador: enquanto no futsal isso só pode ocorrer após 2 minutos, no futebol de salão é imediata. No futebol de salão temos ainda o cartão azul que expulsa o jogador da partida, mas não o submete ao cumprimento de suspensão automática na próxima partida.

Qual a duração de uma partida de Futsal?

A bola utilizada no futsal deve possuir diâmetro entre 62 e 64 centímetros, e o seu peso não pode ser inferior a 400 gramas ou superior a 440 gramas. Uma partida de futsal possui duração de 40 minutos, divididos em dois tempos de 20 minutos com intervalo de 10 minutos.

Qual a origem do futebol de salão?

A FIFUSA congregou as entidades continentais relacionadas ao futebol de salão e apoiou a criação de novas. No Brasil, a CBF, por ser filiada a FIFA, reconhece a CBFS como a gestora do Futsal no país. As entidades que não concordam com este reconhecimento; vincularam-se à CNFS e se filiaram a AMF, praticando, portanto, o Futebol de Salão .

Postagens relacionadas: