Noticias castelo de vide

noticias castelo de vide

Quais são os municípios de Castelo de Vide?

É sede do município de Castelo de Vide com 264,91 km² de área e 3 116 habitantes (2021), subdividido em 4 freguesias. O município é limitado a nordeste por Espanha, a leste pelo município de Marvão, a sul pelo município de Portalegre, a sudoeste pelo município do Crato e a oeste e noroeste pelo município de Nisa .

Quem é o atual presidente da Câmara de Castelo de Vide?

Berço da Universidade de Verão do PSD, Castelo de Vide é um concelho marcadamente social-democrata. Apesar de o partido ter caído dois pontos percentuais, há quatro anos, mantém-se no poder com maioria absoluta. E o atual presidente da Câmara, António Pita, recandidata-se a um terceiro e último mandato.

Quais são os marcos do Centro Histórico de Castelo de Vide?

A judiaria e a sinagoga são marcos do centro histórico de Castelo de Vide e ao percorrermos as ruas da encosta do castelo descobrimos, recanto após recanto, sinais da ... A judiaria e a sinagoga são marcos do centro histórico de Castelo de Vide e ao percorrermos as ruas da encosta do castelo descobrimos, recanto após recanto, sinais da ...

Quais as origens medievais de Castelo de Vide?

Também não existem informações acerca das origens medievais de Castelo de Vide. À época da Reconquista cristã da Península Ibérica, algumas evidências não comprovadas apontam uma suposta conquista por D. Afonso Henriques (1112-1185) em 1148, bem como a outorga de foral em 1180.

Qual foi o primeiro incidente envolvendo Castelo de Vide?

Um novo incidente envolvendo Castelo de Vide teria lugar a partir de 1299, suscitado pelo matrimônio do infante D. Afonso com uma infanta de Castela. Devido à proximidade dos senhorios do infante com a raia lindeira com aquele reino, os seus domínios alentejanos foram permutados por Sintra, Ourém e outras vilas mais distantes da fronteira.

Qual o horário do trânsito em Castelo de Vide?

Sábados e domingos: das 10:00h às 16:30h. A Câmara Municipal de Castelo de Vide informa que no próximo dia 17 de fevereiro (quinta feira), entre as 9 horas e as 13 horas, o trânsito irá estar condicionado, em virtude da realização de intervenções no Baluarte do Curral. Pedimos desculpas pelo incómodo.

Quais são as características do Centro Histórico de Castelo de Vide?

No centro histórico de Castelo de Vide encontramos muitas casas com características judaicas. A arquitetura tradicional com a porta para a residência, dá para um pequeno lance de escadas para o primeiro piso e, ao lado a porta mais larga, para a loja destinada de comércio ou oficinas de artesãos.

Quais as origens medievais de Castelo de Vide?

Também não existem informações acerca das origens medievais de Castelo de Vide. À época da Reconquista cristã da Península Ibérica, algumas evidências não comprovadas apontam uma suposta conquista por D. Afonso Henriques (1112-1185) em 1148, bem como a outorga de foral em 1180.

Quais são as freguesias de Castelo de Vide?

Castelo de Vide é uma vila raiana portuguesa no distrito de Portalegre, região do Alentejo e sub-região do Alto Alentejo com cerca de 1 100 habitantes. É sede do município de Castelo de Vide com 264,91 km² de área e 3 116 habitantes (2021), subdividido em 4 freguesias.

Por que visitar Castelo de Vide no inverno?

Castelo de Vide tem um clima mais fresco do que o resto do Alentejo, por isso, muitos procuram a vila muralhada no verão para fugir do calor abrasador. No inverno, nada como encontrar o aconchego duma manta e duma lareira com o fogo a crepitar no interior reconfortante duma das casas típicas da vila.

Postagens relacionadas: