Platão

platão

Quem foi Platão e para que serve?

Muitos dos escritos destes filósofos se perderam, e Platão foi fundamental para termos acesso ao que ensinavam. Aristóteles também foi responsável por conhecermos a filosofia de muitos deles, já que ele escrevia o que eles defendiam a fim de refutá-los. Além de conhecer quem foi Platão, assista também aos documentários que já produzimos.

Qual é o significado da imagem de Platão?

Quando um dos cativos consegue evadir-se, percebe que tinha vivido num mundo irreal. Platão usa todas essa imagens para dizer que o mundo que percebemos com nossos sentidos, é um mundo ilusório e confuso, é o mundo das sombras. Mas esta realidade sensível não é todo o universo.

Qual foi a teoria de Platão?

Era discípulo do filósofo Sócrates. Sua filosofia é baseada na teoria de que o mundo que percebemos com nossos sentidos é um mundo ilusório, confuso. O mundo espiritual é mais elevado, eterno, onde o que existe verdadeiramente são as ideias, que só a razão pode conhecer.

Qual é o caráter de Platão?

Caráter racional: esse tipo de caráter estaria, para Platão, mais próximo da racionalidade e, concomitantemente, da justiça, o que conferiria às pessoas que o têm a capacidade de governar, ou seja, de atuar na política. A maior parte dos escritos de Platão é composta pelos diálogos socráticos, em que o seu mestre, Sócrates, é a figura central.

Quais foram as principais ideias de Platão?

No período antropológico, iniciado a partir das ideias socráticas, Platão destacou-se por ter lançado a sua teoria idealista e por ter deixado escrita a maioria dos textos conhecidos hoje sobre Sócrates.

Quem foi Platão e por que ele foi apelidado de Platão?

Ele foi apelidado de Platão por causa de suas costas e ombros largos. Nasceu em Atenas em 428 a.C. e morreu em 347 a.C. Sua família era politicamente influente na Grécia, pois eram descendentes de Sólon, um dos maiores legisladores que já existiu.

Quem foi Platão e qual a sua importância para a humanidade?

Ninguém pode negar que tenha sido Platão uma das maiores figuras que a humanidade produziu.

Quem é o filósofo Platão?

Platão nasceu em Atenas, provavelmente no ano de 428 a.C. De família nobre, estudou leitura, escrita, música, pintura, poesia e ginástica. Excelente atleta, participou dos Jogos Olímpicos como lutador.

Qual era o conceito de Platão?

Platão era dualista em dois aspectos: acreditava que o ser humano é constituído de corpo e alma e que o mundo é constituído de duas realidades, os objetos particulares e as ideias. Vamos chamar essas realidades distintas de mundo das ideias e mundo sensível.

Quem escreveu a teoria das ideias de Platão?

Godoy, William. Teoria das ideias de Platão. Cohen, Marc (2006). «Theory of Forms». Philosophy 320: History of Ancient Philosophy. University of Washington Philosophy Department «Lesson Three: Platos Theory of Forms». International Catholic University Ruggiero, Tim (julho de 2002).

Quais as principais características da filosofia de Platão?

Teoria das Almas. Na filosofia de Platão encontramos a dualidade entre a alma e o corpo. Segundo ele, o ser humano era imortal e essencialmente alma, donde ela pertencia ao mundo inteligível (apreendido pelo intelecto) e não o mundo sensível (apreendido sobre os sentidos). De acordo com o filósofo, a alma estava dividida em três partes e, ...

Quem influenciou os filósofos depois de Platão?

De qualquer forma, Platão influenciou muitos filósofos depois dele, principalmente com a sua Teoria das Ideias (Teoria das Formas), que é analisada e discutida até hoje por pensadores contemporâneos.

Quem foi Platão e por que ele é importante até hoje? Platão nasceu por volta do ano 428 a.C., era de linhagem nobre e cresceu vivenciando alguns dos momentos mais importantes da Grécia Antiga. Na juventude, viu a Guerra do Peloponeso (431-404 a.C.) e, quando atingiu a maior idade, Atenas sofria sua dramática e fatal derrota para Esparta.

Quais são as principais obras de Platão?

Postagens relacionadas: