Comprovativo de constituição de agregado familiar

comprovativo de constituição de agregado familiar

Como obter o comprovativo de agregado familiar?

COMO OBTER O COMPROVATIVO DE AGREGADO FAMILIAR Entre no site do Portal das Finanças: www.portaldasfinancas.gov.pt No canto superior direito clique em “Iniciar Sessão” No ecrã seguinte, faça “login” usando o seu número de contribuinte e a sua password fornecida pela autoridade tributária (AT) e clique em “autenticar”.

Qual a importância da composição do agregado familiar?

A composição do agregado familiar é importante quer para ter acesso ao IRS automático, quer para efeitos de responsabilidades parentais e inscrição na escola dos seus filhos.

Quando e como deve ser alterado o agregado familiar?

Quando e como deve ser alterado o agregado familiar? É recomendável que valide sempre se a informação disponível no Portal das Finanças está correta. Assim, deverá atualizar os dados do seu agregado, se até 31 de dezembro do ano anterior houve: Alterações na constituição do agregado (por exemplo, o nascimento de um filho, casamento / divórcio);

Como alterar o agregado familiar?

No caso de pretender alterar o seu agregado familiar pois passou a partilhar a guarda de um dependente, o processo também não é complexo. Como vimos anteriormente, deve aceder ao menu que permite atualizar o agregado familiar e clicar na parte que diz respeito aos dependentes.

Quando ocorre a alteração do agregado familiar nas finanças?

No caso de as mesmas só terem ocorrido em 2022, devem apenas ser comunicadas aquando da entrega da declaração de IRS em 2023. Até quando pode alterar agregado familiar nas finanças?

Quais são os agregados familiares?

De forma simples, o agregado familiar são todas as pessoas que vivem debaixo do mesmo teto (podem ser pais, filhos, avós, cônjuges…). Contudo, para efeitos de IRS o conceito de agregado familiar é um pouco diferente. Assim, aos olhos das finanças, o agregado familiar é composto por: Cônjuges ou unidos de facto e dependentes

Quais as vantagens de atualizar o agregado familiar?

A verdade é que as vantagens de atualizar o agregado familiar dependem muito de cada contribuinte e da sua situação financeira atual.

Postagens relacionadas: