Dia mundial das abelhas 2022

dia mundial das abelhas 2022

Por que se comemora o Dia Mundial da abelha?

Neste 20 de maio comemora-se o Dia Mundial da Abelha. A data foi designada pela Assembleia Geral da ONU em 2017 para incentivar a educação e ações públicas para maior consciência sobre estes polinizadores. Entre 25 mil e 30 mil variedades destes insetos aparecem na natureza.

Por que o Dia das abelhas é comemorado em 3 de outubro?

O Dia Nacional das Abelhas é comemorado em 3 de outubro. A data tem o objetivo de homenagear e lembrar da importância que este pequeno inseto possui para o bem-estar dos seres humanos, sendo o único animal do planeta capaz de produzir o mel - considerada a primeira substância adocicada utilizada pelo homem na antiguidade.

Qual a importância da diversidade das abelhas no dia 20 de maio?

O Dia Mundial da Abelha celebra-se a 20 de maio, e para assinalar esta data, a SPEN propõe 3 conferências, onde serão abordados temas com a diversidade das abelhas e a sua importância nos ecossistemas e no nosso bem estar, nomeadamente o papel importante que desempenham na nossa segurança alimentar.

O que acontece se as abelhas desaparecem da face da Terra?

“Se as abelhas desaparecerem da face da Terra, a humanidade terá apenas mais quatro anos de existência. Sem abelhas não há polinização, não há reprodução da flora, sem flora não há animais, sem animais, não haverá raça humana.” As abelhas são seres vivos essenciais para a manutenção da biodiversidade.

Quando é comemorado o Dia das abelhas?

O Dia Mundial das Abelhas foi estabelecido pela ONU durante a Assembleia Geral das Nações Unidas em dezembro de 2017 e é comemorado todo dia 20 de maio desde 2018. O dia escolhido foi uma homenagem ao esloveno Anton Janša, nascido em 1734 e considerado o pioneiro da apicultura moderna.

Qual a importância do dia da Abelha no dia 03 de outubro?

No dia 03 de outubro é comemorado o Dia da Abelha, um inseto de extrema importância econômica e ecológica. Existem aproximadamente 20 mil espécies diferentes de abelhas no mundo. No Brasil, a mais conhecida é a abelha africana (Apis mellifera).

Qual a importância das abelhas no dia 20 de maio?

No Dia Mundial da Abelha entenda o porquê da importância desses seres! Mais do que produtoras de mel, sem as abelhas podemos chegar à extinção da raça humana. Entenda o porquê: Você sabia que hoje, dia 20 de maio, é comemorado o Dia Mundial da Abelha?

Qual é a importância das abelhas?

As abelhas e outros agentes de polinização são fundamentais para o funcionamento de plantações de alimentos, plantas silvestres e ecossistemas. ONU designou 20 de maio como o Dia Mundial da Abelha. Foto: Pnud Guatemala/Carolina Trutmann

Qual é o dia da abelha?

Neste 20 de maio, as Nações Unidas celebram o Dia Mundial da Abelha. As abelhas e outros agentes de polinização são fundamentais para o funcionamento de plantações de alimentos, plantas silvestres e ecossistemas. ONU designou 20 de maio como o Dia Mundial da Abelha. Foto: Pnud Guatemala/Carolina Trutmann

Qual é a importância das abelhas?

As abelhas e outros agentes de polinização são fundamentais para o funcionamento de plantações de alimentos, plantas silvestres e ecossistemas. ONU designou 20 de maio como o Dia Mundial da Abelha. Foto: Pnud Guatemala/Carolina Trutmann

Qual a importância das abelhas para a biodiversidade?

A ONU estima que 90% das plantações de flores silvestres dependem da polinização assim como 75% das plantações de alimentos e 35% das terras aráveis do mundo. As abelhas e outros agentes são fundamentais para a segurança alimentar e para a conservação da biodiversidade.

Quais são os benefícios da conservação das abelhas?

Limitar o uso de pesticidas e preferir produtos biológicos também é uma boa forma de contribuir para a conservação das abelhas e aumento das suas populações – além dos efeitos benéficos para a saúde, para os ecossistemas e para centenas de outras formas de vida que não as abelhas.

Postagens relacionadas: