Como calcular a área de um triângulo

como calcular a área de um triângulo

Qual é a área do triângulo?

Área do Triângulo A área do triângulo é a medida da sua superfície e utiliza como unidade de medida qualquer medida de comprimento elevada ao quadrado, por exemplo os metros quadrados, centímetros quadrados etc. De forma geral, a área de um triângulo consiste na metade da multiplicação da base pela altura .

Como calcular a área dos triângulos retângulos?

A altura do retângulo é igual à altura do triângulo e a base do retângulo também é igual à base do triângulo. Portanto, a área do retângulo é:

Como calcular a área de um triângulo equilátero?

Monte a fórmula da área do triângulo. A fórmula é é a altura do triângulo. Substitua o valor da base e da altura na fórmula. Multiplique esses dois valores, e depois multiplique o resultado por . O resultado vai ser a área do triângulo, em centímetros quadrados.

Como calcular o perímetro de um triângulo?

O semiperímetro e uma figura que equivale à metade do perímetro. Para calculá-lo, primeiro é preciso calcular o perímetro de um triângulo somando a altura com suas três laterais. Em seguida, multiplique o resultado por . Monte o Teorema de Herão.

Como calcular a área do triângulo?

Solução. Para calcular a área do triângulo usando a fórmula básica, precisamos conhecer a medida da altura. Considerando a base como o lado de diferente medida, iremos calcular a altura relativa a esse lado. Lembrando que a altura, neste caso, divide o lado em duas partes iguais, usaremos o teorema de Pitágoras para calcular sua medida.

Qual é a área de um triângulo retângulo?

A área de um triângulo retângulo é bastante parecida com a área de um triângulo qualquer, porém, nesse caso específico, a altura coincide com um dos seus lados, logo, a base e a altura coincidem com os catetos (os lados menores) do triângulo retângulo.

Quais são os tipos de triângulo?

Conhecemos como triângulo um polígono que possui três lados, e, de acordo com as suas características, surgem alguns casos especiais de triângulo, por exemplo, o triângulo isósceles, o triângulo equilátero e o triângulo retângulo. Cada um deles possui uma particularidade no momento de calcular a sua área.

Qual é a altura do triângulo?

Dependendo do seu tipo, muitas vezes essa altura não é visível facilmente. Se o triângulo for acutângulo, onde todos os ângulos internos são agudos (menores que 90°), teremos uma altura “dentro” do triângulo, independente se ele é escaleno, isósceles ou equilátero.

Como calcular a área do triângulo?

Solução. Para calcular a área do triângulo usando a fórmula básica, precisamos conhecer a medida da altura. Considerando a base como o lado de diferente medida, iremos calcular a altura relativa a esse lado. Lembrando que a altura, neste caso, divide o lado em duas partes iguais, usaremos o teorema de Pitágoras para calcular sua medida.

Como calcular o perímetro de um triângulo equilátero?

O cálculo do perímetro é bem fácil, e serve para todo tipo de triângulo. O perímetro do triângulo é a soma dos valores correspondente aos lados do triângulo. E obedece a seguinte fórmula: l: são os lados do triângulo.

Como saber se um triângulo é equilátero?

Um triângulo é conhecido como equilátero quando ele possui a medida dos três lados congruentes, assim, consequentemente, os seus ângulos internos também são congruentes. Como a soma dos ângulos internos de um triângulo é sempre igual a 180º e os ângulos são iguais, ao dividirmos 180º por 3, chegaremos a ângulos de 60º.

Como calcular a altura de um triângulo equilátero?

Veja a demonstração da fórmula: A principal característica de um triângulo equilátero é que ele possui todos os lados iguais. Portanto, se traçarmos a sua altura, que é o segmento de reta perpendicular que parte do ponto A ao ponto M (ponto médio do segmento BC), iremos dividir a base ao meio.

Postagens relacionadas: