Teletrabalho filhos até 8 anos

teletrabalho filhos até 8 anos

Como alargar o teletrabalho aos pais com filhos até 8 anos?

A proposta do PS de alargar o teletrabalho a pais com filhos até 8 anos foi aprovada por unanimidade durante as votações indiciárias. Os deputados aprovaram esta terça-feira o alargamento do teletrabalho aos pais com filhos até aos oito anos, sem necessidade de acordo com o empregador, desde que seja exercido por ambos os progenitores.

Como funciona o teletrabalho para trabalhadores com filhos?

Atualmente, o Código do Trabalho prevê o direito ao teletrabalho para trabalhadores com filhos até aos três anos, quando compatível com a atividade desempenhada e a entidade empregadora disponha de recursos e meios para o efeito.

Qual a incidência do teletrabalho nas pessoas com maior escolaridade?

Proposta do Governo para alterar o Código do Trabalho define novas circunstâncias em que os trabalhadores podem ficar em teletrabalho sem oposição do empregador. Medida pressupõe partilha “entre homens e mulheres”. A incidência do teletrabalho é maior nas pessoas com maior escolaridade e melhores salários Ricardo Lopes

Quando começa o teletrabalho?

Agora, o teletrabalho é apenas recomendado pelo Governo. Mas entre 2 e 9 de janeiro de 2022 será mesmo obrigatório.

Qual o direito ao teletrabalho para pais com filhos até 8 anos?

Atualmente, o Código do Trabalho prevê o direito ao teletrabalho para profissionais com filhos até aos 3 anos, quando compatível com a atividade desempenhada e sempre que a entidade empregadora disponha de recursos e meios para o efeito.

Qual o prazo de alargamento do teletrabalho aos pais com filhos?

Os deputados aprovaram, esta terça-feira, o alargamento do teletrabalho aos pais com filhos até aos oito anos, sem necessidade de acordo com o empregador, desde que seja exercido por ambos os progenitores.

Como funciona o teletrabalho para trabalhadores com filhos?

Atualmente, o Código do Trabalho prevê o direito ao teletrabalho para trabalhadores com filhos até aos três anos, quando compatível com a atividade desempenhada e a entidade empregadora disponha de recursos e meios para o efeito.

Quando o teletrabalho é obrigado?

Com a proposta do PS, este direito é estendido até aos oito anos nos casos em que ambos os progenitores reúnem condições para o exercício da atividade em regime de teletrabalho, desde que este seja exercido por ambos em períodos sucessivos de igual duração num prazo de referência máxima de 12 meses.

Quais as dificuldades do teletrabalho?

Outra das dificuldades do teletrabalho é a falta de fronteira física, e mental, entre casa e trabalho, ultrapassando-se assim, facilmente, o tempo normal de trabalho, deixando de fora os momentos que devem ser de descanso e potenciando o surgimento do síndrome de burnout .

Qual a relação entre teletrabalho e tele-educação?

Duas grandes forças, o teletrabalho e a tele-educação aparecem como ferramentas que permitirão uma certa normalidade ao mesmo tempo em que controlam a propagação da pandemia. Embora exista alguma verdade nessa visão da realidade, ela ainda é simplista e ignora o impacto das inúmeras lacunas digitais presentes no país.

Quais são as profissões com maior potencial de teletrabalho?

Por outras palavras, uma profissão de nível 3 tem um potencial de 100% de ser desempenhada em teletrabalho, enquanto que, por exemplo, uma profissão do nível 1 tem um potencial de apenas 33,3%.

Quem tem direito ao teletrabalho?

O Governo quer alterar o Código do Trabalho para que os pais com filhos até aos oito anos possam exercer a actividade profissional em regime de teletrabalho, direito que hoje só existe sem necessidade de acordo do empregador para os pais com filhos até aos três anos.

Postagens relacionadas: