Varzea de calde

varzea de calde

Onde fica a barragem de Várzea de Calde?

A barragem de Várzea de Calde localiza-se no concelho de Viseu, distrito de Viseu, Portugal. Situa-se na ribeira da Várzea.

Onde fica a cidade de Calde?

Situada na margem direita do Rio Vouga, Calde apresenta seguros vestígios dum povoamento anterior à romanização.

Qual a origem do nome Calde?

O topónimo Calde deriva do genitivo antroponímico Calidus, referindo-se a um senhor de uma villa Callidi, sofrendo as naturais evoluções fonéticas, derivando em Cáldi. Esta última designação prevaleceu até ao século XIII, pelo menos.

Qual é a freguesia de Calde?

Calde é uma freguesia portuguesa do município de Viseu, com 38,36 km² de área e 1 469 habitantes (2011). A sua densidade populacional é 38,3 hab/km².

Qual é a freguesia de Calde?

Calde é uma freguesia portuguesa do município de Viseu, com 38,36 km² de área e 1 469 habitantes (2011). A sua densidade populacional é 38,3 hab/km².

Qual é a origem do sobrenome Caldellas?

Já os que buscam na Heráldica um brasão, poderão trombar com brasonários diferentes, devido à palavra Caldas nomear diferentes freguesias portuguesas. Buscando em sites de genealogia galega, encontra-se ainda o sobrenome Caldelas ou Caldellas, que um site diz ser uma forma diminuta do sobrenome Caldas.

Qual a origem do apelido Caldas?

Caldas é um sobrenome para o qual se encontram diferentes ramos e também diferentes explicações. Segundo alguns autores haveria relação com a cidade italiana de Caldes, para outros, teria relação com Luís Antônio de Oliveira, o Visconde de Caldas, em referência ao topônimo mineiro.

Qual a importância do caldo verde?

Em Março de 2021, a CNN Travel elegeu o Caldo Verde como uma das 20 melhores sopas do mundo, destacando ainda o vinho verde como o acompanhante ideal para o repasto . Fillol, Joana (19 de junho de 2009).

Postagens relacionadas: