Iave provas de aferição

iave provas de aferição

Quais são as últimas provas de aferição?

As últimas provas de aferição, que poderá consultar no arquivo, datam de 2019, uma vez que, a pandemia COVID-19 levou em 2020 à suspensão da aplicação destas provas. Desejo receber as últimas novidades sobre o IAVE.

Quais são as provas de aferição em 2022?

Em 2022, as provas de aferição serão realizadas pelos alunos do 2.º, 5.º e 8.º anos de escolaridade e abrangerão as disciplinas de Matemática, Estudo do Meio, Ciências Naturais, Português e História e Geografia. As provas de aferição não contam para a nota final dos alunos.

Por que as provas de aferição não contam para a nota final dos alunos?

As provas de aferição não contam para a nota final dos alunos. Na nota enviada ao Iave, o ministério especifica que o processo de desmaterialização das provas finais de avaliação “decorrerá de forma gradual durante os próximos anos lectivos”.

Onde posso consultar as provas de avaliação externa?

As provas de avaliação externa de 2018/2019, podem ser consultadas na área Provas e Exames. As provas de avaliação externa anteriores a 2018/2019 estarão brevemente disponíveis no Arquivo de Provas.

Qual o objetivo das provas de aferição?

As provas de aferição têm como objetivo a devolução de informação às escolas, bem como aos professores, alunos e encarregados de educação, sobre as aprendizagens efetuadas pelos alunos, de modo a permitir uma intervenção pedagógica atempada dirigida às dificuldades identificadas para cada aluno.

Quais são as provas de aferição de 2022?

As provas de aferição decorrem em maio e junho de 2022. No 2.º ano, estas provas realizam-se às disciplinas de Educação Artística, Educação Física, Português e Estudo do Meio e Matemática e Estudo do Meio. Por sua vez, no 5.º ano, são aferidos os conhecimentos dos alunos às disciplinas de Matemática e Ciências Naturais.

Quando começa a disponibilização dos relatórios individuais de provas de aferição?

A disponibilização dos relatórios individuais de provas de aferição (RIPA), dos relatórios de escola de provas de aferição (REPA) e dos resultados globais das provas de aferição tem lugar até ao início do ano letivo de 2022-2023. Consultar aqui a página eletrónica do IAVE para mais informações sobre as Provas de Aferição.

Como são corrigidas as provas de aferição?

As provas de aferição são corrigidas e dessa correção resulta um relatório que destaca os pontos fortes e menos fortes de cada aluno nas disciplinas avaliadas. A avaliação é externa, pelo que tanto os alunos como os professores têm acesso a uma visão objetiva e independente dos conhecimentos demonstrados pelos alunos.

Quais são as principais características das provas de aferição?

Tal como o nome indica, as provas de aferição servem para aferir o grau de aquisição de conhecimentos do aluno. Extintos os exames nacionais do quarto e do sexto anos, foram implementadas as provas de aferição desde 2016 para avaliar os conhecimentos que os alunos portugueses têm de Português, de Matemática e de outras matérias curriculares.

Quantos alunos não puderam fazer as provas?

Aos alunos que não puderam fazer as provas, cerca de duas centenas, os docentes poderão dar-lhes a prova mas não vão contar para as estatísticas nem para os resultados nacionais, disse.

Postagens relacionadas: