Iniciativa liberal

iniciativa liberal

Quem é o presidente da Iniciativa Liberal?

O Presidente da Iniciativa Liberal é a figura política mais importante do partido. O cargo é atualmente ocupado por João Cotrim de Figueiredo, desde 2019. De acordo com o artigos 15.º e 17.º dos Estatutos do partido, a Comissão Executiva é eleita em lista e por sufrágio universal pela Convenção Nacional. [ 44]

Quais são os benefícios da Iniciativa Liberal para a educação?

A Iniciativa Liberal, entre outras medidas, propõe para a educação incentivos fiscais para contribuintes singulares e coletivos que façam doações de material informático a escolas, e o estabelecimento de um cheque-ensino onde cada família pode escolher a escola do seu filho, seja pública ou privada.

Qual a importância do pensamento liberal?

Esse pensamento liberal norteou eventos como a Revolução Francesa e a Revolução Industrial, criando um Estado de Direito liberal na modernidade, que visava assegurar os direitos dos cidadãos e acabar com o despotismo. John Locke, filósofo inglês considerado um dos “pais” do liberalismo. [1]

Quando o liberalismo clássico foi ineficaz?

O liberalismo clássico mostrou-se ineficaz no início do século XX, após o advento de crises, como a Grande Depressão de 1929, em que a Bolsa de Valores de Nova Iorque quebrou.

Quem é o líder da Iniciativa Liberal?

↑ ECO (19 de outubro de 2018). «Carlos Guimarães Pinto é o novo líder do Iniciativa Liberal». ECO. Consultado em 26 de fevereiro de 2019 ↑ Tavares-Teles, Alexandra (18 de setembro de 2019). «Iniciativa Liberal chega ao Parlamento.

Quais são as principais características da Iniciativa Liberal?

A Iniciativa Liberal é o ponto de encontro de todos aqueles que desejam uma sociedade livre, aberta, tolerante e responsável, e que defendem que todas as pessoas devem ter iguais direitos perante a lei, e a liberdade para encontrar o seu próprio caminho, dentro do respeito pelos direitos e liberdades dos outros.

Quais são os direitos da Iniciativa Liberal?

A Iniciativa Liberal defende intransigentemente o direito à consciência, à opinião, a liberdade de expressão e de imprensa, a liberdade de culto e de associação, e entende que o poder político deve abster-se de interferir, limitar, coagir, beneficiar ou prejudicar qualquer destes direitos.

Qual a importância da política liberal para a sociedade?

A Iniciativa Liberal propõe uma educação liberal que projeta a pessoa no futuro – uma educação liberta da dispersiva atividade de satisfazer necessidades contingentes. No fundo, liberdade para escolher, liberdade para aprender.

Qual a origem do pensamento liberal?

O pensamento liberal teve sua origem no século XVII, através dos trabalhos sobre política publicados pelo filósofo inglês John Locke. Já no século XVIII, o liberalismo econômico ganhou força com as ideias defendidas pelo filósofo e economista escocês Adam Smith.

Qual a importância do Estado para o pensamento liberal?

Para John Locke, pai do pensamento liberal, o Estado tem como função a conservação dos direitos naturais do homem.

Qual a importância do liberalismo na sociedade?

Com efeito, para a filosofia liberal, nem a liberdade, nem a propriedade e nem mesmo a vida são considerados princípios, mas essencialmente valores. Embora a vida, a liberdade e a propriedade sejam valores elevados para os liberais, conflitos entre eles e deles com outros valores podem ser frequentes.

Quais foram os principais filósofos do pensamento liberal?

O pensamento liberal começou a se espalhar pela Europa, destacando-se personalidades como o filósofo inglês John Locke, o filósofo e jurista inglês Jeremy Bentham, além dos filósofos políticos franceses pertencentes ao Iluminismo, como Voltaire, Montesquieu e Diderot. Charles de Montesquieu, um dos filósofos iluministas franceses.

Postagens relacionadas: