Renascença

renascença

Como surgiu a Renascença?

Como Florença era uma cidade famosa pela compra e venda de tecidos de diversas partes do globo, a Renascença tinha terreno fértil para surgir. As guildas, espécie de associações que se organizavam em torno de oferecer um produto ou serviço, foram fundamentais para o desenvolvimento do comércio local.

Quando começou e terminou o Renascimento?

O Renascimento, chamado também de Renascença ou Renascentismo, foi um período da História marcado por grandes mudanças, principalmente na sociedade europeia. Não há um consenso exato sobre quando o período começou e terminou.

Quais são as características do Renascimento?

Vejamos abaixo as características de cada período. A primeira fase do renascimento recebe esse nome uma vez que foi desenvolvido nos anos 1300 em Florença, Itália. É um momento de transição entre a Idade Média e a Idade Moderna em que se nota o despontar de questões humanistas, além das inspirações clássicas.

Quais as principais características do Renascimento italiano?

Cada vez mais, outros países europeus começam a aderir ao movimento, produzindo obras que aproximem do renascimento italiano. Além do aprofundamento dos aspectos que envolvem o humanismo renascentista, a busca da beleza e da perfeição das formas, inspirados na cultura greco-romana, são uma marca do período.

Qual era o pensamento da Renascença?

A razão, de acordo com o pensamento da Renascença, era uma manifestação do espírito humano que colocava o indivíduo mais próximo de Deus. Ao exercer sua capacidade de questionar o mundo, o homem simplesmente dava vazão a um dom concedido por Deus (neoplatonismo).

Como surgiu o Renascimento?

O Renascimento originou-se na Itália, devido ao florescimento de cidades como Veneza, Gênova, Florença, Roma e outras. Elas enriqueceram com o desenvolvimento do comércio no Mediterrâneo dando origem a uma rica burguesia mercantil que, em seu processo de afirmação social, se dedicou às artes, juntamente com alguns príncipes e papas.

Como surgiu a Renascença italiana?

A renascença italiana emerge em meio ao século XIII, período em que as invasões estrangeiras haviam feito com que a região mergulhasse numa grande confusão e depressão. Entretanto, as ideias que a forjaram espalharam-se por toda Europa, fomentando o que viria a ser chamado o renascimento do norte e, mesmo fora do continente, o renascimento inglês.

Qual foi o período da Alta Renascença?

Entretanto, o período propriamente dito da Alta Renascença é considerado como tendo se encerrado em 1527 com o Saque de Roma. Fruto das tensões do reino de França com o Sacro Império Romano-Germânico, ele ocorreu após uma rebelião das tropas imperiais.

Qual a importância do Renascimento?

Ao resgatar os valores da antiguidade clássica, apresentou novas formas de compreender o mundo e o ser humano. O Renascimento foi um movimento artístico, científico e filosófico criado na Itália por volta do século XIV. Ele se despontou na passagem da Idade Média para a Idade Moderna.

Quais foram as principais obras do Renascimento?

Entre suas obras destacam-se a Pietá, David, A Criação de Adão e O Juízo Final. Também foi o responsável por pintar o teto da Capela Sistina. O Renascimento foi marcado por importantes descobertas científicas, notadamente nos campos da astronomia, da física, da medicina, da matemática e da geografia.

Quais fatores contribuíram para o surgimento da Renascença?

Como fatores que contribuíram para o surgimento da renascença, especificamente na Península Itálica, podemos destacar: surgimento de uma economia pré-capitalista; intensificação dos valores burgueses; presença da arte e tradição clássica nas cidades italianas;

Quais as principais características da cultura renascentista?

Destacamos cinco características marcantes da cultura renascentista: Racionalismo - a razão era o único caminho para se chegar ao conhecimento, e que tudo podia ser explicado pela razão e pela ciência. Cientificismo - para eles, todo conhecimento deveria ser demonstrado através da experiência científica.

Postagens relacionadas: