Direito a subsídio de desemprego

direito a subsídio de desemprego

O que é o subsídio de desemprego?

O subsídio de desemprego é pago mensalmente a quem perdeu o emprego de forma involuntária e que se encontre inscrito no serviço de emprego. A atribuição e gestão do subsídio de desemprego cabe ao Instituto da Segurança Social. Para saber se tem direito a receber subsídio de desemprego consulte as condições de acesso no site daquele Instituto, ...

Como fazer o requerimento de subsídio de desemprego?

Caso necessite de ajuda, consulte o Guia de Apoio à Submissão Online de Requerimentos de Subsídio de Desemprego do IEFP. Em alternativa, pode fazer o requerimento de forma presencial no centro de emprego mais próximo. Caso pretenda, pode agendar previamente o atendimento através da plataforma SIGA, por email ou telefone.

Quanto tempo dura o subsídio de desemprego 2021?

Os períodos de concessão do subsídio de desemprego que terminem em 2021 são, excecionalmente, prorrogados por 6 meses .

Como transferir o subsídio de desemprego para outro país da UE?

Mudar para outro país da UE para procurar emprego Em determinadas condições, pode transferir o subsídio de desemprego para outro país da UE enquanto procura trabalho nesse país. Regra geral, os subsídios de desemprego podem ser transferidos por um período de três meses, que pode ser prorrogado até um período máximo de seis meses.

Como Pagar o subsídio de desemprego?

O subsídio de desemprego (ou o subsídio social de desemprego inicial) pode ser pago de uma só vez. Para isso, deve elaborar um projeto que permita a criação do próprio emprego a tempo inteiro (como empresário em nome individual, profissional livre ou constituindo uma empresa).

Quando é concedido o subsídio social de desemprego?

O subsídio social de desemprego é concedido quando, por exemplo, o beneficiário não reúne as condições de atribuição do subsídio de desemprego, ou seja, quando não tem o registo de dias de remunerações necessário para o efeito.

Qual o valor do subsídio de desemprego em 2022?

100% do IAS à data da cessação da atribuição do subsídio de desemprego, ou seja, 443,2 euros, em 2022, se cumulativamente tinha idade igual ou superior a 52 anos, à data do desemprego inicial e reunir as condições de acesso ao regime de antecipação da pensão de velhice nas situações de desemprego involuntário de longa duração.

Qual o prazo para reinício do subsídio de desemprego?

Caso considere mais favorável, o beneficiário pode optar pelo reinício do pagamento do subsídio anterior durante o tempo que faltava para concluir esse mesmo subsídio, no prazo de 60 dias após a concessão do novo subsídio de desemprego.

O que acontecerá com os subsídios de desemprego em 2021?

A primeira medida introduzida refere-se ao período de concessão dos subsídios de desemprego que terminam em 2021, que será excepcionalmente prolongado por seis meses. Mas não só: há ainda a registar o aumento do seu valor mínimo, que irá ultrapassar o valor do limiar da pobreza.

Quanto custa um subsídio de desemprego?

Através do simulador, é possível perceber que esta pessoa irá receber um subsídio de desemprego no valor de 655 euros durante 420 dias, sendo que este período será prolongado 30 dias por cada 5 anos com registo de remunerações nos últimos 20 anos.

Como funciona o subsídio social de desemprego a partir de janeiro de 2021?

Se, a partir de janeiro de 2021 a situação de desemprego se mantiver, os beneficiários passam a ter direito ao subsídio social de desemprego, sem avaliação dos rendimentos do agregado familiar. Para o prazo de garantia são contados os dias em que trabalhou: Num Estado da União Europeia, na Islândia, Noruega, Listenstaina ou Suíça

Quando o subsídio de desemprego vai ser prorrogado?

Apesar de o Governo ter esclarecido na imprensa de que a prorrogação do pagamento do subsídio de desemprego será sempre de seis meses, independentemente de resvalar para além do fim do ano, há desempregados que continuam a receber as cartas da Segurança Social a informar que vão deixar de ter direito à prestação social a 31 de dezembro.

Postagens relacionadas: