Cálculo do subsídio de desemprego

cálculo do subsídio de desemprego

Como funciona o subsídio de desemprego?

Quem perde o emprego de forma involuntária tem direito a receber subsídio de desemprego da Segurança Social. Para ter direito a esse apoio é obrigatório estar inscrito no centro de emprego da área de residência.

Qual o valor do subsídio de desemprego em 2022?

Assim, por um lado, o valor mensal do subsídio de desemprego não pode ser inferior ao valor do Indexante dos Apoios Sociais (IAS), que, em 2022, é de 443,2 euros, exceto se o valor líquido da remuneração de referência for inferior a este limite mínimo.

Como calcular o valor e duração do seu subsidio de desemprego?

Para que consiga simular corretamente o valor e duração do seu subsidio de desemprego deve ter na sua posse as seguintes informações: Situação do agregado familiar e número de dependentes. Com estas informações vai conseguir saber o valor do Subsídio de Desemprego que vai receber, bem como a duração da totalidade do subsídio.

Qual o limite máximo do subsídio de desemprego?

O montante do subsídio de desemprego a receber tem como limite máximo, o valor da pensão de invalidez. Ou seja, se o subsídio ultrapassar o valor da pensão de invalidez que recebia antes, passa a receber apenas a pensão. Durante quanto tempo se recebe?

Qual o valor do subsídio de desemprego?

O montante diário do subsídio de desemprego é igual a 65% da remuneração de referência, calculado na base de 30 dias por mês. 443,20 € (o valor do IAS) se viver com familiares.

Como funciona o subsídio social de desemprego subsequente?

Quando ao subsídio social de desemprego subsequente, os desempregados até aos 39 anos de idade podem receber a prestação durante metade dos períodos previstos para o subsídio social de desemprego inicial (ver tabela). A partir dos 40 anos de idade, o apoio tem a mesma duração do subsídio de desemprego atribuído inicialmente.

Qual o prazo para reinício do subsídio de desemprego?

Caso considere mais favorável, o beneficiário pode optar pelo reinício do pagamento do subsídio anterior durante o tempo que faltava para concluir esse mesmo subsídio, no prazo de 60 dias após a concessão do novo subsídio de desemprego.

Como solicitar o pagamento único do subsídio de desemprego?

Quem pode usufruir do pagamento do montante único? Tem direito a requerer o montante único todo o beneficiário que tomar a iniciativa de criar o seu próprio negócio, apresente um projeto de criação do próprio emprego e que este seja considerado viável pelo Serviço de Emprego do Instituto de Emprego e Formação Profissional, I.P. (IEFP).

Qual o valor do subsídio de desemprego?

Qual o valor do subsídio de desemprego? O montante a receber também depende de caso para caso, porque o cálculo tem por base a remuneração do trabalhador. Ainda assim, estão definidos tetos mínimos e máximos.

O que é um simulador de subsídio de desemprego?

Já o limite máximo é de 2,5 IAS, que este ano corresponde a 1.097,03 euros. Através do simulador de subsídio de desemprego é possível perceber qual será o valor a que tem direito e durante quanto tempo. Durante quanto tempo posso receber?

Qual o período de concessão do subsídio de desemprego?

O período de concessão do subsídio de desemprego pode atingir 900 dias. Para usufruir deste tempo máximo basta ter mais de 45 anos de idade e ter atingido mais de 72 meses de contribuições para a Segurança Social a 31 de março de 2012. A este período somam-se 60 dias por cada cinco anos com registo de remunerações nos últimos 20 anos.

Como ter acesso ao subsídio de desemprego?

E, para ter acesso a esta prestação social, tem de ter descontado como trabalhador por conta de outrem durante, pelo menos, 360 dias, nos dois anos anteriores à situação de desemprego. Leia ainda: Desemprego de longa duração: saiba o que é e que benefícios existem Durante quanto tempo vou receber o subsídio de desemprego?

Postagens relacionadas: