Araça

araça

Quais os tipos de Araçá?

Nova Araçá - município do estado do Rio Grande do Sul. Araçá (Capão da Canoa) - praia de Capão da Canoa, no estado do Rio Grande do Sul. Araçá, araçareiro, araçazeiro e araçoeiro são as designações vulgares de várias plantas frutíferas: Campomanesia acida, araçá-do-pará.

Qual é o significado do nome Araçá?

O nome araçá vem do tupi e significa “ planta que tem olhos ”, em alusão às suas sépalas, que dão a aparência de um olho no fruto. É uma planta arbustiva, cujo fruto tem o sabor bem parecido com o da goiaba, embora seja um pouco mais ácido e com perfume mais marcante.

Quais são os benefícios do Araçá?

Para quem não conhece, o Araçá é uma fruta que possui cerca de 150 espécies diferentes. Para além disso, é uma fruta que contém diversos benefícios medicinais, tais como: ação calmante, anti-inflamatória, diurética e entre outras.

Quais são as raízes do Araçá?

As raízes dessa planta são utilizadas na medicina popular, bem como suas folhas. A casca é utilizada no curtimento de peles, a madeira é utilizada na fabricação de móveis e uso para lenha, e as folhas são utilizadas para tingir papel e tecidos. O araçá pode ser usado também para recuperar áreas degradadas.

Quais são as espécies de Araçá?

As flores são brancas. Os frutos são globosos, apresentam coloração amarela ou vermelha e são do tipo baga. A polpa do fruto é aromática e possui muitas sementes. O tamanho do fruto pode variar, apresentando um peso de, normalmente, 20 gramas. A espécie é dividida em dois morfotipos: o araçá-amarelo e o araçá-vermelho.

Qual a composição do Araçá?

O araçá é, em geral, fruta mais ácida do que a goiaba; tem, também como a goiaba, a polpa macia e cheia de sementes sendo, porem, a maioria de suas variedades comuns menos carnuda e menos valiosa economicamente.

Quais são os benefícios do Araçá?

As espécies que apresentam maior interesse econômico são a Psidium guineense e a P. cattleianum. O araçá destaca-se pela presença de um elevado teor de vitamina C, além de sais minerais, fibras e outros compostos. Leia também: Goiaba – fruto carnoso, de casca verde e muito rico em fibras solúveis

Qual é o significado do nome Araçá?

O nome araçá vem do tupi e significa “ planta que tem olhos ”, em alusão às suas sépalas, que dão a aparência de um olho no fruto. É uma planta arbustiva, cujo fruto tem o sabor bem parecido com o da goiaba, embora seja um pouco mais ácido e com perfume mais marcante.

Quais são as vantagens do Araçá?

Uma das vantagens comerciais do araçá é a sua baixa suscetibilidade à maioria das pragas e doenças. A exceção fica a cargo apenas na mosca da fruta. O araçá é bastante apreciado para consumo in natura, ou preparo de doces e refrescos. Além do grande sabor, ele faz sucesso em decorrência de suas propriedades antioxidantes e antimicrobianas.

Quais são os benefícios do fruto do Araçá?

O fruto do araçá pode ser consumido in natura e é rico em vitamina C. Araçá é um nome popular utilizado em referência a algumas espécies pertencentes ao gênero Psidium, o qual está incluído na família Myrtaceae.

Qual a importância do Araçá para o organismo?

Por conta disto, o araçá é indicado para tratar doenças como o escorbuto, que ocorre devido à falta de vitaminas no organismo. Além disso, a fruta ajuda a aumentar a imunidade da pessoa.

Quais são os benefícios do Araçá para a Dieta de emagrecimento?

4. Evitar a diabetes As fibras, presentes em boas quantidades no araçá, diminuem a velocidade de absorção do açúcar dos alimentos, ajudando a controlar os níveis de glicose no sangue, evitando a resistência à insulina e a diabetes. Além disso, o araçá também ajuda no controle dos níveis de glicose no sangue em pessoas que já possuem a doença.

Postagens relacionadas: