Sertã

sertã

Qual a origem da palavra Sertã?

Encontrei a palavra sertã (Priberam) em português por tentar descobrir a origem da palavra espanhola sartén que conhecia pelo menos em português brasileiro como frigideira.

Qual é o concelho da Sertã?

Sertã. O Concelho da Sertã situa-se na região Centro de Portugal, Distrito de Castelo Branco. Berço de homens tão notáveis como D. Nuno Álvares Pereira, Gonçalo Rodrigues Caldeira e Padre Manuel Antunes, entre outros. É um concelho com muito por descobrir, através dos seus monumentos e paisagens: pontes filipinas, Castelo da Sertã, ...

Quais são os principais monumentos da Sertã?

É um concelho com muito por descobrir, através dos seus monumentos e paisagens: pontes filipinas, Castelo da Sertã, Seminário das Missões de Cernache do Bonjardim, Monte da Senhora da Confiança e Moinho das Freiras, Estações de Arte Rupestre da Fechadura e da Lajeira, entre outros locais dignos de visita.

Qual o significado de sertão?

Sertania ou sertão refere-se a uma região afastada dos centros urbanos ou do litoral, distante ou desprovida de recursos. Em sentido estrito, o termo costuma ser usado para se referir à região semiárida da Região Nordeste do Brasil.

Qual a origem do Castelo da Sertã?

Segundo uma lenda heroica, o castelo da Sertã terá sido edificado em 74 a. C. por Quinto Sertório (uma figura histórica), um militar romano, que fora exilado por razões políticas. Veio para a Península Ibérica por volta do ano 80 a.C. e aliou-se aos Lusitanos.

Quais são as principais características da gastronomia da Sertã?

A gastronomia da Sertã é muito rica. Destacam-se os maranhos e o bucho recheado, sendo de referir, ainda, a presença do cabrito estonado, que apesar de ser um símbolo gastronómico de Oleiros, enriquece a mesa sertaginense desde tempos imemoriais. Na doçaria: Cartuchos à moda de Cernache do Bonjardim .

Quais são os melhores lugares para visitar na Sertã?

Ponte da Carvalha Breve passagem pela Sertã em dia chuvoso e com pouco tempo disponível. Apenas uma caminhada na Alameda da Carvalha... 3. Castelo da Sertã É um castelo de pequena dimensão, adequado ao tamanho da vila da Sertã. A sua história é bastante interessante e é um...

Quais são as construções mais importantes do município da Sertã?

As construções mais relevantes do município são a Igreja Matriz da Sertã, o Castelo da Sertã, a Ponte da Carvalha, os pelourinhos da Sertã e de Pedrógão Pequeno e os Paços do Concelho . Jornal da Certã, em 1887. A Comarca da Sertã é o mais importante dos semanários locais atuais e uma referencia de qualidade a nível nacional.

Qual a região da Sertã?

A Sertã é uma vila portuguesa pertencente ao distrito de Castelo Branco, na província da Beira Baixa. Integrando a Região do Centro e sub-região do Médio Tejo. Faz parte da diocese de Portalegre-Castelo Branco e conta com cerca de 5 500 habitantes.

Onde fica a Praia da Sertã?

Fica a cerca de 20 quilómetros a sul da vila da Sertã, nas margens do rio Zêzere. É uma das praias fluviais da albufeira de Castelo de Bode. Este artigo pode conter links afiliados. VAMOS VIAJAR?

Postagens relacionadas: